Projeto 60 +

Projeto 60+ 2022-07-19T17:25:19+00:00

“Nunca é tarde para se transFORMAR.”

Desde 2006 com o Projeto Jovial maturidade dos veteranos em Odontologia o Dr Elias Kassis busca oferecer na UNORTE, para a “melhor idade” oportunidades de continuar suas trajetórias de vida…

Como surgiu o Projeto 60+

Desde 2006 com o Projeto Jovial maturidade dos veteranos em Odontologia o Dr Elias Kassis busca oferecer na UNORTE, para a “melhor idade” oportunidades de continuar suas trajetórias de vida. Atualmente, mais do que nunca, através da qualidade da saúde dos nosso tempos e da lei Lei 13.535/2017 no seu “Art. 25. As instituições de educação superior ofertarão às pessoas idosas, na perspectiva da educação ao longo da vida, cursos e programas de extensão, presenciais ou a distância, constituídos por atividades formais e não formais.
No artigo 43 da Lei nº 9.394, de 1996, de diretrizes e bases da educação nacional, estabelece as finalidades da educação superior. Em seus incisos V e VI dispõe que cabe às universidades, entre outras atribuições, “suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural” e “prestar serviços especializados à comunidade”.

Já a POLÍTICA NACIONAL DO IDOSO – Lei nº.8.842 de 4 de janeiro de 1994, regulamentada pelo Decreto nº.1.948, de 03 de julho de 1996. Capítulo IV art.10 – III – na área da educação discorre:

a) Adequar currículos, metodologias e material didático aos programas educacionais destinados ao idoso;

b) desenvolver programas que adotem modalidades de ensino à distância, adequados às condições dos idosos.

No PARECER CNE/CEB-11/2000: “A educação, como chave indispensável para o exercício da cidadania na sociedade contemporânea [….] nela, adolescentes, jovens, adultos e IDOSOS poderão atualizar conhecimentos, mostrar habilidades, trocar experiências e ter acesso a novas regiões do trabalho e da cultura.[…..]  

De acordo com os dados do Censo da Educação Superior de 2017, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o número de idosos matriculados em cursos de graduação aumentou 46,3%. O número pode parecer pequeno no universo de matrículas na educação superior – cerca de 8,2 milhões –, no entanto, esta é a faixa etária que apresentou maior crescimento desde 2013. No mesmo período, as matrículas de jovens entre 19 e 24 anos, por exemplo, aumentaram 15,4%, atingindo a marca de 3,9 milhões em 2017. O crescimento médio, considerando todas as faixas etárias, foi de 13,2%. (Fonte: https:// revistaensinosuperior.com.br/idosos-ensino-superior/)

Ciente de sua responsabilidade social e da certeza de que fazer uma faculdade traz inúmeros benefícios às pessoas da terceira idade, principalmente no que diz respeito à atualização de conhecimentos, às chances de construir uma nova carreira e da grande contribuição da 3ª idade para todos os setores da sociedade, A UNIPÓS / UNORTE através do projeto 60+, busca oferecer diferentes oportunidades de cursos para as pessoas que se encaixem no perfil dos participantes deste.  

Requisitos para a participação no projeto:

• São elegíveis ao projeto 60+, o(s) candidatos com 60 (sessenta) anos completos ou mais, no início do ano letivo e comprovados.

• Candidatos com menos de 60 (sessenta) anos não serão contemplados. Mesmo que completem a idade requerida no curso do ano letivo vigente, podendo ser contemplado no ano letivo seguinte adequando-se ao regulamento vigente do ano letivo em questão.

• O candidato deverá ter o ensino médio completo. 

Benefícios:

Programa de descontos e bolsas:

• De 60 a 65 anos de idade – 50% de desconto na mensalidade do curso.

• 66 a 70 anos de idade – 70%.

• Acima de 70 anos de idade – 100%. 

Regulamento:

• As vagas oferecidas serão as vagas não preenchidas dos cursos autorizados pela mantenedora no ano vigente deste regulamento.

• A modalidade de ensino estará atrelada às características pedagógicas do curso da escolha do candidato.

• Se caso o curso escolhido pelo candidato não for autorizado pela mantenedora, este poderá escolher dentre os demais cursos autorizados na vigência do ano do regulamento como uma outra opção.

• Entende-se por “Cursos de Graduação”, os cursos ministrados pela UNIPÓS – UNORTE e destinados a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo, conferindo os graus de Bacharelado, Licenciatura ou Superior de Tecnologia.

• Poderão ser aproveitadas disciplinas de graduações anteriores como aproveitamento de estudos.

• Esta campanha é válida para todos os alunos ingressantes, matriculados e / ou transferidos.

• Deve estar inscrito nos processos seletivos de vestibular durante os anos de vigência deste projeto.

• O processo seletivo será adequado em sua metodologia e conteúdo para a verdadeira inclusão e acessibilidade pedagógica do candidato.

• Os descontos somente serão no caso da permanência do aluno na Instituição sem interrupção do curso, não sendo aplicáveis para dependências e outros pagamentos devidos internamente, que não estejam relacionados com a mensalidade.

• O desconto será válido apenas para candidatos que atendam aos requisitos dispostos neste regulamento.

• Os descontos não serão aplicados em parcelas de acordos financeiros, mensalidades atrasadas, dependências ou outras taxas. O desconto será aplicado sobre o valor da mensalidade curricular vigente.

• O desconto é um benefício do aluno que atenda aos critérios deste projeto, sendo pessoal e intransferível, e não poderá ser trocado por qualquer outro benefício, prêmio, dinheiro ou qualquer outra forma de compensação financeira. O desconto, ou parte dele, não pode ser concedido a terceiros, utilizado para abater dívidas ou utilizado em período posterior aos constantes neste regulamento.

• Este desconto é específico para a campanha do Projeto 60+ não sendo cumulativo a outras formas de benefícios vigentes no regulamento geral da Instituição.

• Os alunos beneficiados perderão o direito ao desconto e estarão proibidos de participar dos próximos semestres e para cursos anuais se: 1 – se desrespeitar os termos deste Regulamento; 2 – se apresentar documentos ou informações incorretas, inexatas, falsas, ou se fizer uso de quaisquer meios ilícitos para obtenção das vantagens constantes do presente Regulamento.

• Caso o aluno contemplado encerre ou interrompa seu curso por trancamento, cancelamento, abandono, perderá o direito ao desconto.

• O aluno perderá o desconto em caso de inadimplência do mês e voltará a receber o desconto quando tornar-se adimplente novamente.

• A inscrição do aluno no curso pretendido será interpretada como aceitação total e irrestrita pelo mesmo de todos os itens deste Regulamento.

• Ao participar deste projeto, o aluno se compromete a ceder, de forma gratuita, os direitos de utilização de sua voz e de sua imagem, as quais poderão ser utilizadas pela UNORTE em veiculações na mídia ou em peças publicitárias.

Base de Dados por Categoria