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Resumo na língua do texto


  • Texto constituído por 100 a 250 palavras, que represente os pontos relevantes do artigo, numa sequência de frases concisas e objetivas, digitado em parágrafo único. Não deve ser uma enumeração de tópicos.

  • É recomendável evitar símbolos/contrações/reduções, a menos que sejam de uso corrente.

  • No caso de fórmulas, equações e diagramas, apenas utilize em casos imprescindíveis. Nesses casos, é necessário defini-los quando mencionados logo na primeira ocorrência.

  • Normalmente, para artigos técnicos e/ou científicos, a recomendação é que seja um resumo informativo, que integra finalidade(s), metodologia, resultados e conclusões do artigo, de modo que possa até mesmo, dispensar a leitura completa do artigo.

  • É recomendável conjugar os verbos em terceira pessoa.

  • Logo abaixo do resumo, inserir as palavras-chave que representam o conteúdo do artigo. Aparecem precedidas da expressão “Palavras-chave“, seguida por dois pontos (:). Gravar as palavras-chave com letras minúsculas (exceto nomes próprios e científicos), separá-las por ponto e vírgula (;) e finalizar com um ponto (.).       Ex.  Palavras-chave:  sustentabilidade; meio ambiente; ecologia profunda.

  • O resumo deve obedecer aos critérios estabelecidos pela NBR 6028 da ABNT.  Última atualização: 18.05.2021.

Exemplo de resumo:

Resumo

A biblioteca universitária está inserida não só no contexto acadêmico, como também no social. O avanço tecnológico gerou novos paradigmas e com isso foi capaz de atender plenamente a comunidade em geral, alunos, professores e funcionários. Nesse sentido, passou a atuar no contexto social, já que as instituições de ensino superior oferecem além do ensino e pesquisa, os serviços de extensão. Dessa forma, hoje a comunidade é favorecida pelos mesmos serviços que a comunidade acadêmica, refletindo e inserindo a população no contexto informacional. Estamos diante da sociedade da informação e esse é o novo perfil das bibliotecas universitárias.

Palavras-chave: bibliotecas universitárias; sociedade da informação.

bg

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