Carregando...

Artigo Científico NBR 6022

TÍTULO DA NORMA: NBR 6022 – Informação e documentação – Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica – Apresentação
AUTORIA: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
DATA: 16.05.2018

OBJETIVO: A norma tem por objetivo estabelecer um padrão para a elaboração e apresentação de artigos em publicações periódicas (técnicas e/ou científicas).

DEFINIÇÕES:

1) artigo técnico e/ou científico é definido pela ABNT (2003, p. 2), como parte de uma publicação, com autoria declarada, que apresenta e discute:

– ideias;
– métodos;
– técnicas;
– processos;
– e resultados, nas diversas áreas do conhecimento.

2) artigo de revisão é “parte de uma publicação que resume, analisa e discute informações já publicadas.” (ABNT, 2018, p. 1.).
3) artigo original é “parte de uma publicação que apresenta tema ou abordagens originais.” (ABNT, 2018, p. 1). Como exemplo, podemos citar os relatos de experiências de pesquisa, estudo de caso, entre outros.

Cabe acrescentar a breve descrição de Day (1990) quando define artigo científico como, uma comunicação escrita e publicada que descreve os resultados originais de uma pesquisa e é através dele que os pares do autor/pesquisador poderão repetir os experimentos e comparar os resultados.

Estrutura do artigo científico

A estrutura do artigo científico compreende: elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Os elementos são classificados em duas categorias: obrigatórios e opcionais. Para facilitar a compreensão, os elementos obrigatórios estão assinalados em vermelho. Os demais são elementos opcionais.

> Elementos pré-textuais – São os elementos que antecedem a parte textual do trabalho. Auxiliam na identificação e utilização do artigo.

São eles: Título (no idioma do artigo);  Título em outro idioma;  Nome(s) do(s) autor(es);  Resumo (no idioma do artigo); Resumo (em outro idioma); Datas de submissão e aprovação do artigo Identificação e disponibilidade.


> Elementos textuais – Parte do trabalho onde é exposto o texto, propriamente dito.

São eles: Introdução; Desenvolvimento; Considerações finais.

> Elementos pós-textuais – São os elementos que sucedem a parte textual do trabalho, com a função de complementar o texto.

São eles: Referências; Glossário; Apêndice; Anexo; Agradecimentos.

A seguir, a biblioteca disponibiliza as regras gerais de apresentação para artigos técnicos e/ou científicos. Para informações adicionais, entrar em contato com o professor orientador e/ou com a Biblioteca (através do endereço eletrônico biblio@unorte.edu.br, Profª Mírian Rocha).

Regras para apresentação

Os elementos apresentados a seguir devem constar na ordem que se segue.

1 - Elementos pré-textuais:





2 - Elementos textuais:





3 - Elementos pós-textuais:





4 -Template Artigo / TCC:





Regras gerais sobre formato:

- Para digitação do texto do artigo técnico e/ou científico é recomendável o tamanho de fonte 12. Em tamanho menor (sugestão tamanho 11) para as citações de mais de 3 linhas, paginação, notas, legendas e fontes de ilustrações e tabelas.
- Os artigos técnico e/ou científicos da Unorte devem ser digitados em fonte “New Times Roman”.

Regras gerais sobre numeração progressiva:

- A inclusão da numeração progressiva é um recurso opcional.
- Para incluir o indicativo de seção, usar números arábicos precedendo o título, alinhado à esquerda e separado dele por um espaço.
- Sempre iniciar o texto em outra linha (ou seja, não iniciar o texto da seção ao lado do título correspondente).

Exemplo:

1 - A METODOLOGIA CIENTÍFICA, CONCEITOS E APLICAÇÃO

2 - A FILOSOFIA E A METODOLOGIA CIENTÍFICA

3 - A METODOLOGIA CIENTÍFICA E A CIÊNCIA

Obs.: Não utilizar qualquer sinal de pontuação entre o indicativo numérico da seção e o título correpondente (ponto, hífen, travessão, parênteses, etc). Siga o modelo do exemplo acima.

Para incluir a numeração progressiva no artigo, seguir as instruções da NBR 6024 da ABNT. Consultar o professor orientador.

Padrão adotado pela Unorte:

- Para artigos científicos pouco extensos, a Unorte não recomenda a divisão e subdivisão com inclusão de numeração progressiva.
- Recomenda-se o uso da numeração progressiva para artigos extensos, em que o desenvolvimento deve ser devidamente numerado em seções (primárias, secundárias, terciárias, etc.).

Regras gerais sobre citações:

- Para a apresentação das citações, seguir as instruções da NBR 10520 da ABNT.
- A biblioteca disponibiliza um link neste manual online.

Regras gerais sobre siglas:

- Sigla é quando uma denominação ou título é representado por suas letras iniciais.
- As siglas citadas no artigo científico devem aparecer na primeira ocorrência, com a indicação do nome completo por extenso, seguido da sigla entre parênteses. A partir da segunda ocorrência, usar somente a sigla.

Exemplo:

Para a inclusão de tabelas estatísticas nos artigos científicos e outros trabalhos acadêmicos, os alunos deverão consultar as instruções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para a elaboração de referências e citações, devem consultar as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Ambas as instituições, IBGE e ABNT, são órgãos que servem de referência nacional para a apresentação normalizada dos trabalhos acadêmicos.


Regras gerais sobre equações e fórmulas:

- Destacar as equações e as fórmulas no texto, para facilitar a leitura. Se necessário, enumeradas com algarismos arábicos entre parênteses, alinhados à margem direita.
- Se necessário, quando as equações e fórmulas estiverem na sequência normal do texto, usar um espaço de entrelinhas maior, para comportar os elementos que compõem as equações e as fórmulas, como os expoentes e outros.


Regras gerais sobre ilustrações:


- Ilustrações são desenhos, gravuras ou imagens que podem acompanhar um texto.
- São tipos de ilustrações: desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, relatos, imagens, entre outras.

Para incluir ilustrações no texto do artigo científico:

- Inserir a ilustração o mais próximo possível do trecho a que se refere (imediatamente após a ilustração).
- Identificar a ilustração (margem superior da ilustração), com as informações a seguir:

Digitar a palavra que designa o título de ilustração. Ou seja, o TIPO.
Ex.:

Gráfico, Organograma, etc …

Acrescentar o número, que corresponde à ordem de ocorrência no texto. Ou seja, o NÚMERO DE ORDEM.
Ex.:

Gráfico 1

Acrescentar um título ou legenda explicativa, precedido de um sinal de travessão ( – ). Ou seja, TÍTULO (deve ser claro e conciso).
Ex:

Gráfico 1 – Levantamento de pesquisas científicas na década de 90

- Após a ilustração (na margem inferior da ilustração), incluir a fonte pesquisada e outras informações úteis para que a mesma seja compreendida. A fonte pesquisada é um elemento obrigatório e sua indicação deve obedecer a NBR 10520. Ou seja, Fonte, legenda e notas.

Fonte:

Rocha (2003, p. 34).

Regras gerais sobre tabelas:

A tabela é um elemento demonstrativo de síntese, que apresenta informações tratadas estatisticamente. Para elaboração de tabelas, seguir as recomendações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), especificadas na obra Normas de apresentação tabular. A obra encontra-se disponível no acervo da biblioteca da Unorte.


bg

Como podemos ajudar?