Sobre o Curso
A Neuropsicopedagogia é uma ciência transdisciplinar, fundamentada nos conhecimentos da Neurociências aplicada à educação, com interfaces da Pedagogia e Psicologia Cognitiva que tem como objeto formal de estudo a relação entre o funcionamento do sistema nervoso e a aprendizagem humana numa perspectiva de reintegração pessoal, social e educacional.
O Neuropsicopedagogo Clínico, fundamentará todo o seu trabalho levando em consideração: respeito, liberdade, dignidade, igualdade e a integridade do ser humano apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos, na Constituição do Brasil e nos preceitos éticos.
A atuação do neuropsicopedagogo é bastante abrangente e multidisciplinar. Este profissional combina conhecimentos de neurociência, psicologia e pedagogia para auxiliar indivíduos com dificuldades de aprendizagem, transtornos neurológicos e transtornos do neurodesenvolvimento.
HABILIDADES DESENVOLVIDAS NO FINAL DO CURSO:
No final de um curso de Especialização em Neuropsicopedagogia Clínica, os alunos desenvolvem uma série de habilidades essenciais que combinam conhecimentos de
neurociência, psicologia e educação. Aqui estão algumas das principais habilidades adquiridas:
- Intervenção Pedagógica: Desenvolvimento de estratégias de intervenção para apoiar o aprendizado e o desenvolvimento, considerando aspectos neurológicos, cognitivos e emocionais.
- Compreensão dos Processos de Aprendizagem: Entendimento profundo de como o cérebro funciona em relação à aprendizagem e ao desenvolvimento humano.
- Aplicação de Fundamentos Neurocientíficos: Capacidade de aplicar princípios e conhecimentos das neurociências para analisar e intervir nos processos de
aprendizagem.
- Compreensão das causas, origens e consequências dos transtornos do neurodesenvolvimento.
- Postura e atuação ética frente às identificações, classificações, diagnósticos, tratamentos e encaminhamentos de questões psicossociais, relacionadas aos
transtornos do neurodesenvolvimento.
Essas habilidades capacitam os profissionais a atuar de forma eficaz em contexto clínicos, promovendo a aprendizagem.
Objetivos
- Promover o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos indivíduos;
- Avaliar e intervir nos transtornos do neurodesenvolvimento;
- Intervir no desenvolvimento da linguagem, neuropsicomotor, psíquico e cognitivo do indivíduo;
- Promover o desenvolvimento cognitivo, emocional e social: A neuropsicopedagogia; busca melhorar as habilidades cognitivas, emocionais e sociais dos indivíduos, facilitando uma aprendizagem mais eficaz.
- Identificar e intervir em problemas de aprendizagem: através de avaliações detalhadas, os neuropsicopedagogos podem identificar dificuldades específicas de aprendizagem e desenvolver estratégias personalizadas para ajudar os alunos a superá-las;
- Compreender como o cérebro processa informações permitindo criar estratégias de ensino que otimizam a aprendizagem e a retenção de conhecimento;
- Facilitar a inclusão escolar: a neuropsicopedagogia trabalha para garantir que todos os alunos, independentemente de suas dificuldades, tenham acesso a uma educação de qualidade e possam se integrar plenamente no ambiente escolar;
- Atuar como mediador entre o conhecimento científico e a prática.
Conteúdo
MÓDULO I
NEROPSICOPEDAGOGIA FUNDAMENTOS, CONCEITOS E ATUAÇÃO
Conceitua a Neuropsicopedagogia a sua identidade como ciência da aprendizagem no campo de atuação clínica segundo o Código de Ética da Sociedade Brasileira de
Neuropsicopedagogia (SBNPp) e apresenta o arcabouço teórico desta ciência, caracterizando os conceitos essenciais para a atuação profissional.
Apresenta o perfil profissional, competências necessárias às profissões nos contextos clínicos, detalhando a atuação, com diretrizes para organizar e selecionar os
instrumentos de trabalho.
Avaliação e Intervenção em contexto clínico.
Estudo dos protocolos mínimos das funções cognitivas a serem avaliados
BASES NEUROBIOLÓGICAS DA APRENDIZAGEM
Estuda as estruturas neurobiológicas e os processos orgânicos da aprendizagem de acordo com as fases do desenvolvimento humano. Considera que os fatores sociais,
pedagógicos, emocionais, e a própria neuroplasticidade podem influenciar ou alterar tanto a aprendizagem quanto o desenvolvimento.
Discalculia
Neurologia do Adolescente
NEUROCIÊNCIAS APLICADA A EDUCAÇÃO
Entende o funcionamento do sistema nervoso, como ocorre o aprendizado, a memória, a atenção e o comportamento em uma interface com práticas do sistema educacional formal. Disso decorre o conhecimento dos processos de Autorregulação (funções executivas) e dos comportamentos de risco (questões socioeconômicas, alimentação, rotinas de sono), para compreender como aspectos orgânicos, sociais, pedagógicos, emocionais e ontogenéticos influenciam a aprendizagem.
NEURODESENVOLVIMENTO E SEUS TRANSTORNOS
DSM-5, CID-10/11 e CIF os principais transtornos e síndromes encontrados nos alunos, bem como identifica as perdas das funções cognitivas em cada um. Ênfase em TDAH e Transtornos Disruptivos
LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO
Estuda a legislação brasileira e as políticas vigentes as quais regem a modalidade da Educação Especial Nacional garantindo a inclusão como direito dos educandos.
Ênfase em Altas Habilidades e TEA.
NEUROFARMACOLOGIA E CID
Compreende estudos e discussões sobre como os fármacos utilizados nos tratamentos de saúde contribuem para regular questões neurológicas e psiquiátricas que influenciam o processo de aprendizagem. Entenda como os medicamentos influenciam a aprendizagem através da disciplina.
DESENVOLVIMENTO MOTOR, TRANSTORNOS DO DESENVOLVIMENTO MOTOR E ABORDAGENS TERAPÊUTICAS
Compreende os processos de crescimento, desenvolvimento humano, maturação e desenvolvimento motor do ser humano, bem como dos fatores que os afetam,
identificando questões típicas e atípicas que influenciam na aprendizagem humana embasados no DSM-V.
FUNÇÕES CORTICAIS SUPERIORES E APRENDIZAGEM
Aborda as bases neurobiológicas relacionadas à atenção, memória, funções executivas, apontando questões típicas e atípicas no seu desenvolvimento. Relaciona as questões atípicas aos indicadores do DSM-V.
TÉCNICAS DE INVESTIGAÇÃO: INSTRUMENTOS, PROTOCOLOS E INVENTÁRIOS
Aborda a importância para uma avaliação completa e eficaz, permitindo o desenvolvimento de estratégias de intervenções personalizadas
Avaliação neuropsicopedagógica infantil, adolescente e jovens.
DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM INFANTIL
Estuda os fundamentos, as bases neurológicas, o desenvolvimento normal e alterações da linguagem oral e escrita, embasado no DSM-V. Apresenta a instrumentalização do futuro profissional dos contextos clínicos.
TRANSTORNOS ESPECÍFICOS EM LEITURA, ESCRITA E MATEMÁTICA
Aborda as bases neurobiológicas relacionadas a leitura e a escrita, apontando questões típicas e atípicas desta função cognitiva. Analisa os aspectos da leitura, da escrita, conforme indicadores do DSM-V. Aborda as bases neurobiológicas relacionadas a cálculo, lógica e outras habilidades matemáticas, apontando questões típicas e atípicas desta função cognitiva. Analisa os aspectos da numeracia, noções espaciais, situações-problemas outras funções executivas, conforme indicadores do DSM-V.
PORTUGUÊS
É fundamental para garantir que todos os alunos aproveitem o curso independentemente de sua origem linguística e cultural.
MÓDULO II
FUNDAMENTOS DA PRÁTICA CLÍNICA (ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO)
Estuda as especificidades do perfil profissiográfico voltado para área clínica, as formas de organização do trabalho em setting clínico, a importância do trabalho em equipe multiprofissional, da supervisão clínica no início da carreira e estruturação do raciocínio neuropsicopedagógico e suas peculiaridades.
Discute os fundamentos da avaliação neuropsicopedagógica: levantamento de hipótese diagnóstica por meio dos indicadores, delineamento de prognóstico e trabalho em equipe multiprofissional Discute os fundamentos da intervenção neuropsicopedagógica: planejamento e etapas da intervenção, avaliação de resultados e trabalho em equipe multiprofissional.
Estuda casos clínicos reais e hipotéticos de pacientes com o objetivo de embasar o treino e exercícios de habilidades que o levem à elaboração do raciocínio
neuropsicopedagógico em contexto clínico que, necessariamente, será vivenciado durante o Estágio Supervisionado.
ESTÁGIO CLÍNICO SUPERVISIONADO - I
Estuda a anamnese e a sua importância na investigação do desenvolvimento motor e comportamental, visando um conhecimento global do sujeito que aprende. Analisa o
material quantitativo e qualitativo a ser utilizado na avaliação e intervenção neuropsicopedagógica.
ESTÁGIO CLÍNICO SUPERVISIONADO -II
Discute a seleção de instrumentos avaliativos a ser aplicado durante as sessões, tendo como referência os dados obtidos na entrevista inicial com os pais [anamnese] e a
observação feita em contato com a criança/adolescente/jovem.
ESTÁGIO CLÍNICO SUPERVISIONADO -III
Discute as orientações básicas para o estudo de caso, visando ao plano de trabalho (ação)para a prevenção e/ou intervenção. Executa o registro formal de todo o processo elaboração do relatório clínico, de forma articulada com a prática profissional e com as atividades de pesquisa.
Supervisão TCC 30H
MÓDULO III
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
A didática se concentra na arte de ensinar, utilizando estratégias educativas para otimizar a aprendizagem e garantir que o conteúdo seja absorvido de maneira eficaz
pelos alunos. Já a metodologia do ensino superior envolve a aplicação de procedimentos e técnicas que visam melhorar o desempenho acadêmico e dinamizar o estudo em sala de aula
ESTUDO INDIVIDUAL (EXTRACLASSE)
Os estudos extraclasses referem-se a atividades educativas realizadas fora do ambiente e horário regular de aula. Essas atividades têm como objetivo complementar o aprendizado adquirido em sala de aula, oferecendo aos alunos a oportunidade de vivenciar na prática muitos dos conceitos teóricos apresentados pelos professores
TCC – Trabalho de Conclusão de Curso - (entrega) – Orientadores
METODOLOGIA E PESQUISA CIENTÍFICA
Estuda os métodos ou instrumentos necessários para a elaboração de um trabalho científico. Ela é composta por um conjunto de técnicas e processos usados na pesquisa e formulação de uma produção científica.
ESTUDO DE CASOS CLÍNICOS E SUPERVISÃO CLÍNICA
Discute as orientações básicas para o estudo de caso, visando ao plano de trabalho (ação) para a prevenção e/ou intervenção. Executa o registro formal de todo o processo [elaboração do relatório clínico], de forma articulada com a prática profissional e com as atividades de pesquisa.