RESUMO
NBR 6028
TÍTULO DA NORMA: Informação e documentação – Resumo – Apresentação.
AUTORIA: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
DATA: novembro de 2003
Definição e Objetivo – Segundo a ABNT (2003), o resumo é a apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento. Tem por objetivo estabelecer os requisitos para redação e apresentação de resumos.
Encontramos os resumos em diversos documentos, entre eles: artigos científicos, relatórios, teses, monografias, atas de congresso, catálogos de editoras e de livrarias, entre outros. O resumo permite ao leitor decidir sobre a necessidade de consulta ao texto original.
Tipos de Resumo:
Indicativo – Destaca os pontos principais do texto. Não apresenta dados qualitativos e quantitativos. Não dispensa a leitura do original.
Informativo – Informa suficientemente ao leitor, para que este possa decidir sobre a conveniência da leitura do texto original. Expõe finalidades, metodologia, resultados e conclusões.
Crítico – Consiste na análise crítica de um documento, isto é, se formula um julgamento sobre o que foi lido. Redigido por especialistas. O resumo crítico também é chamado de resenha. Pode ainda ser chamado de recensão, quando analisa uma, dentre várias edições de um documento. O resumo deve ressaltar:
- o objetivo
- o método
- os resultados
- as conclusões
Cabe acrescentar que a ordem e a extensão dos itens acima são condicionais ao tipo de resumo elaborado, seja ele informativo ou indicativo e, ao tratamento que cada item recebe no documento original. Recomenda-se respeitar a ordem das idéias e dos fatos apresentados no texto original.
Regras para apresentação do resumo:
Preceder o resumo com a referência do documento. Mas cuidado, o resumo quando inserido no próprio documento, dispensa a inclusão da referência, como é o caso das monografias.
Para elaborar a referência, consultar a norma NBR 6023 e/ou link Referências do Manual on-line.
Redigir o resumo em parágrafo único.
Deve ser composto por uma seqüência de frases concisas e não de uma enumeração de tópicos.
Usar frases afirmativas.
Ficar atento ao elaborar a primeira frase do resumo. Ela deve ser significativa, explicando o tema principal do documento e em seguida, indicar a informação sobre a categoria do tratamento (memória científica, estudos de casos, análise da situação, …).
Dar preferência ao uso do verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular.
Indicar as palavras-chave logo abaixo do resumo. Digitar conforme o exemplo a seguir:
Ex.:
Palavras-chave: Metodologia da Pesquisa. Dissertação. Tese.
(separar as palavras-chave entre si, por ponto)
Obs: Palavras-chave são palavras que representam o conteúdo do documento. Para determinar as palavras-chave de um documento, recomendamos consultar vocabulários controlados.
Deve-se evitar:
Uso de símbolos e contrações que não sejam de uso corrente.
Fórmulas, equações, diagramas, etc. que não sejam absolutamente necessários. Quando isso ocorrer, devem ser definidos na primeira ocorrência no resumo.
Expressões tais como: o autor disse, o autor falou, segundo o autor, a seguir, este livro, este artigo, etc.
Extensão do resumo:
De 50 a 100 palavras — indicações breves.
De 100 a 250 palavras — artigos de periódicos.
De 150 a 500 palavras — trabalhos acadêmicos e relatórios técnico-científicos.
O resumo crítico, devido a sua especificidade, não está sujeito aos parâmetros estabelecidos acima para o número de palavras. Não existe regra para sua extensão.
Trabalhos acadêmicos = teses, dissertações, monografias, entre outros.
Importante lembrar:
O resumo permite ao leitor decidir sobre a necessidade de consulta ao texto original.
PARA O LEITOR
Economiza tempo
Influencia e estimula a consulta do texto original
Instrumento de Trabalho
Bibliografia:
Recomendamos a consulta ao título indicado a seguir para estudos mais detalhados sobre resumos, incluindo exemplos. Assim como, recomenda-se também a leitura de resumos publicados em artigos científicos, livros, entre outros documentos. O hábito da leitura contribui significativamente no processo da construção de textos.
MEDEIROS, J. B. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. São Paulo: Atlas, 1997.