Sistema de chamada
Indicar as citações no texto:
- por sistema numérico;
- por sistema autor-data.
Para elaboração do trabalho acadêmico, adotar apenas um sistema e segui-lo ao longo do trabalho, permitindo uma correlação na lista de referências ou em notas de rodapé.
Sistema autor-data
Regras gerais para indicação da fonte:
- indicar a fonte pelo sobrenome de cada autor, pela entidade responsável, ou ainda pelo título (quando não há autoria);
- nos casos em que a indicação da fonte é feita pela entidade – indicar o nome da instituição até o primeiro sinal de pontuação, em letras maiúsculas;
- nos casos em que a indicação da fonte é feita pelo título – indicar a primeira palavra do título em letras maiúsculas, seguido do sinal de reticências. Se o título iniciar por artigos ou monossílabos também indicá-los em maiúsculo;
- indicar a data da publicação do documento (entre parênteses);
- incluir o número da página (somente para citação direta), logo após a data (entre parênteses).
Exemplo 1: citações diretas – sobrenome do autor inserido no texto
No texto:
Segundo Traldi e Dias (1998, p. 42), a pesquisa experimental tem como objetivo “estudar as causas que determinam o fenômeno e o modo como são produzidas.”
e
Segundo Demo (2000, p. 94), “importante é distinguir entre pesquisa como princípio científico e como princípio educativo.”
Como aparecerá na lista de referências:
DEMO, P. Saber pensar. São Paulo: Cortez, 2000.
TRALDI, M. C.; DIAS, R. Monografia: passo a passo. Campinas: Alínea, 1998.
Observação: a lista de referências deve ser elaborada em ordem alfabética das entradas (autores, instituições e títulos).
Exemplo 2: Citação direta – chamada pela entidade
Citação:
O resumo é a “apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto.” (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 1980, p. 1).
Como aparecerá na lista de referências:
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028: Resumos: procedimento. Rio de Janeiro,1980.
Exemplo 3: Citação indireta – chamada pelo título
Citação:
Para diminuir a taxa de analfabetismo no Brasil, o Semesp apresentou uma proposta a ser desenvolvida por alunos dos cursos de graduação, como forma de estágio supervisionado, aplicado a alfabetização de adultos (COMBATE…, 2003, p. 38).
Como aparecerá na lista de referências:
COMBATE ao analfabetismo. Ensino superior, São Paulo, ano 5, n. 55, p. 38, abr. 2003.